quarta-feira, 9 de setembro de 2009

exercitando a memória no dia a dia !

Existem muitas coisas que podemos fazer para melhorar a memória:

1- Estimular a memória. Aprenda coisas novas: novas habilidades e novos conhecimentos, tais como pintura, música, dança, computação ou um novo idioma.

2- Ficar atento. Concentre-se no que você considera mais importante, procurando afastar, naquele momento, todos os demais pensamentos.






3- Aprender a relaxar. Estresse, ansiedade e agitação dificultam muito a capacidade de manter a atenção e prejudicam a memória.

4- Praticar exercícios mnemônicos. Procure associar fatos a imagens e tente guardá-los na memória. Exemplo: feche os olhos e imagine uma porção de batatas fritas. Sinta o aroma, a massa crocante e o sabor. Se a sua boca se encheu de água enquanto você visualizou a a batata, você fez um bom trabalho.

5- Alimentar-se corretamente. A alimentação equilibrada é fundamental para a conservação da memória. Cereais, vegetais, frutas e massas possuem vitamina B12, ácido fólico e tiamina, que são importantes para a conservação da memória. A hidratação deve ser adequada, pois a falta de água tem um efeito prejudicial direto sobre a memória.

6- Praticar exercícios físicos. A atividade física regular traz benefícios para a memória. Uma simples caminhada diária contribui para a sua conservação.

7- Dormir bem. Uma noite de sono é fundamental para a memória. Quem sofre de insônia está sujeito a um processo de fadiga crônica, que prejudica a habilidade de concentrar-se e armazenar informações.

O uso de medicamentos para tratar a perda de memória é muito controvertido. Por isso, a melhor maneira de conservar a memória é exercitá-la todos os dias.

7 comentários:

  1. todo mundo deveria tirar um espaçinho do dia pra pensar em si mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Não entendi isso... =(
    (eu ia falar que gostei do blog,mas num vou mais...)

    Buááá, vc não gostou do meu blog.... "Snif" rs

    Obrigada pela sua visita e comentário em meu blog... ;)

    BjOkas

    ResponderExcluir
  3. hehehehe
    é porque lá está assim a descrição para comentários :

    Comentários como:
    Adorei, legal, bom post, gostei do blog, etc.

    "NÃO SERÃO ACEITOS...

    Seja Criativo e Inteligente, vc consegue!

    "Prefiro QUALIDADE do que QUANTIDADE"

    ResponderExcluir
  4. Tem remédios pra isso também queridão (e naturais).

    ResponderExcluir
  5. existem,gicko biloba é um exemplo,
    mas há controvérsias,
    cada estudo mostra uma coisa...

    ResponderExcluir